» como usar o neoragex

Emulador de Neo Geo conhecido pela sua compatibilidade (qualidade esta que levou a surgir vários bad dumps de roms de Neo Geo) e por funcionar bem em PCs arcaicos, pois foi programado em Assembly, uma linguagem complicada, mas que proporciona resultados de perfeição sem igual. Vejamos uma screen do emulador rodando:

 

 

Na parte de Controls você poderá configurar os comandos. Aqui você pode escolher se vai jogar no teclado ou no joystick, escolher os botões que corresponderão aos botões do Arcade no seu PC, configurar o auto-fire (equivalente ao turbo, nos controles de consoles) e até definir as chamadas Hotkeys, onde você pode apertar um único botão, mas na verdade estará apertando vários (serve, por exemplo, para simplificar comandos de combos longos de jogos de luta).

 

 

Na parte de Directories é onde você indica as pastas onde as roms do emulador se encontram e demais pastas do emulador. É só digitar a localização da pasta, clicar em Import e checar se o game apareceu na Gamelist, à esquerda. Caso a sua pasta foi a correta, mas a rom não apareceu, pode ser que o seu set (nomes dos arquivos dentro da rom, que deve estar zipada) esteja errado. Veja como fazer um set correto de Neoragex aqui.

 

 

Nas partes de Options, você poderá configurar o vídeo e áudio. Uma boa configuração pode ser esta:

 

 

Machine Settings é onde você configura a língua (dê preferência à européia, pois sempre disponibiliza um número maior de línguas, como inglês, espanhol e português, quando você abrir a rom), o sistema (a sua opção aqui dependerá de sua vontade; se você quiser jogar sozinho, escolha Arcade, pois você poderá colocar fichas infinitas :-P! Se você quiser jogar com outra pessoa, escolha Console, pois as opções de Versus e Options aparecerão) e outras configurações auto-explicativas.

 

 

Shots Factory, opção que você somente poderá acessar se der Launch em algum jogo da Gamelist. É só você escolher uma cena que você queira alguma imagem no jogo e pressionar Tab. Daí você retorna à tela de opções do NeoRAGEx e poderá editar os sprites da screen na Shots Factory. Quando estiver do seu gosto, é só apertar em Save Shot que a imagem irá para o diretório de Shots que você escolheu na parte de Directories.

 

 

Veja agora algumas teclas do NeoRAGEx, funcionais apenas após o emulador ler a rom.

TAB > Alterna entre o jogo e a tela de configurações do emulador.

Esc > Sai do jogo e vai para a tela de configurações.

F1 > Vai para o Debug Mode do Arcade. Algumas opções correspondem ao Options do modo Console (você poderá alterar dificuldade, se vai aparecer sangue, entre outras coisas). Pressionando F1 duas vezes equivale ao Reset, onde você reseta a rom, mas não precisa ler o set novamente.

F11 > Para salvar o seu progresso no jogo.

F12 > Começar de um progresso já salvo.

1 e 2 > Start do primeiro e segundo jogadores.

3 e 4 > Insere moeda ou Select, dependendo do sistema que você escolheu (Arcade ou Console), para o primeiro e segundo jogadores.

4, 5, 6, 7, 8 e 9 > Várias opções, entre elas gravar os sons enquanto você está jogando. Um botão começa a gravar, outro para a gravação. O som em formato WAVE ficará gravado na pasta de WAVES, que você escolheu na parte de Directories.

0 > Troca o prewiew do jogo (imagem que fica na parte inferior esquerda da tela de configurações do emulador, que aparece conforme você arrasta o mouse pela Gamelist) pela imagem corrente no jogo. Possível somente se você mudar a configuração de vídeo para 8 bits (color depth).

Enfim, explicarei como é organizado os arquivos do emulador.

O emulador NeoRAGEx é composto normalmente de dois arquivos. O executável NeoRAGEx.exe e um dll, ZLIB.DLL. Conforme você for utilizando o emulador, novas pastas irão aparecer, tipo: HISCORES, PREVIEWS, ROMS, SHOTS, STATES e WAVES. Mas para jogar, você precisará do firmware de Neo Geo. O firmware, ou bios (dá no mesmo), é aquela apresentação que aparece junto de uma música quando você abre alguma rom. Não sei ao certo o que esta bios faz (pra saber mais, faça uma busca sobre o que seja firmware). A bios mais utilizada e antiga de Neo Geo é constituída de 4 arquivos: neo-geo.rom, ng-lo.rom, ng-sfix.rom e ng-sm1.rom. Há duas maneiras de aplicá-la no emulador: ou colocando os 4 arquivos na pasta raiz do emulador, onde está o executável, ou comprimindo-os num arquivo neogeo.zip e colocando na pasta roms do emulador.

Pronto! Com este tutorial e prática, você saberá aproveitar ao máximo o emulador NeoRAGEx!

A bios e versões hackeadas do emulador (que servem para emular jogos mais recentes, já que a equipe que fez o emulador não trabalha mais no projeto), você encontrará na seção de emuladores da Portal Roms!

Portal Roms

 

 

Visitantes: